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Saiba mais sobre conversão do veículo p/ GNV Entenda como funciona

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Saiba mais sobre conversão do veículo p/ GNV Entenda como funciona

Mensagem  daniel.meza em Qui Set 13, 2012 4:00 pm

Com a conversão do veículo, ele passa a ser denominado Bi-Combustível. O motor de seu veículo deve funcionar
sempre alternadamente com os dois combustíveis, melhorando e conservando o sistema. A mudança entre os
combustíveis acontece
de forma automática em veículos com injeção eletrônica e de forma manual em veículos carburados. No momento da partida, o combustível utilizado deverá ser o álcool ou a gasolina e revertido posteriormente automático ou manualmente para o Gás Natural .

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O GNV
O Gás natural Veicular (GNV), também conhecido como Gás Metano Veicular (GMV), é extraído do subsolo formado há longos anos, sendo o metano o seu principal componente com mais de 90% na mistura. É um combustível ecológico por ser seco, limpo, mais leve que o ar, com excelente qualidade energética
e sua queima é mais completa do que a gasolina, álcool ou diesel.

A SEGURANÇA
O álcool inflama-se a 200 graus, a gasolina a 300 e o GNV a 620 graus centígrados. Com relação à segurança podemos dizer que o cilindro é
construído em aço sem solda, de 8 a 10mm, de espessura, o que torna
o cilindro um dos componentes mais resistentes do seu automóvel.

VANTAGENS TÉCNICAS
Ao ser mais completa a combustão do GNV, os efeitos poluentes dos gases
do escapamento são reduzidos em até 80%. Estes gases são também
menos abrasivos, aumentando a durabilidade do sistema, acrescentado
as seguintes vantagens:

Mantém limpas as velas aumentando sua vida útil;
Não suja o sistema de lubrificação aumentando o intervalo entre as trocas de óleo e filtro;
Melhora a lubrificação porque os cilindros não são lavados com o excesso de gasolina, o que elimina o desgaste precoce do motor;
Não é tóxico nem irritante, o abastecimento é feito se que o produto entre em contato com o ar, evitando assim qualquer possibilidade de combustão. Diminui ainda a corrosão, por ser um combustível limpo e seco;
É o mais seguro de todos os combustíveis, por ser mais leve que o ar. O Gás Natural, em caso de vazamento, dissipa-se rapidamente na atmosfera, diminuindo assim, os riscos de explosões e incêndios.

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1- Válvula do Cilindro
Também conhecida como válvula
de segurança, é um dispositivo de bloqueio manual do gás. Dotada
com dispositivos de segurança para casos de incêndio, aumento de pressão ou excesso de fluxo do gás.

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2- Cilindro
A função do cilindro é a de armazenar o gás combustível em quantidade suficiente para assegurar um mínimo de autonomia ao veículo (Reservatório). O gás natural veicular (GNV) é armazenado a uma pressão de 200 bar estabilizada a 15 graus Celsius, e fixado na estrutura do veículo por meio de suportes adequados.

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3- Chave comutadora
Serve para comutar o funcionamento entre o combustível original e o GNV, e também para indicar a quantidade de gás no cilindro.

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4- Emulador de bico ( Modular )
Esse componente é usado somente em motores de injeção eletrônica. Uma de
suas funções é enviar o sinal compatível
com o sistema original do motor. Interrompe
o funcionamento dos bicos, evitando
a entrada dos dois combustíveis. Dispõe
de cabos originais que evitam o corte do chicote, mantendo a originalidade sem adaptação de relés.

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5- Redutor de pressão
Tem a função de reduzir a pressão elevada do gás armazenado no cilindro para uma pressão próxima da atmosférica, alimentando assim o motor do veículo com GNV a baixa pressão. Garantia de 02 anos

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6- Válvula de abastecimento
Localizada no compartimento do motor, é um dispositivo através do qual o cilindro de gás é abastecido
no posto.

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7- Manômetro
É um sensor de pressão do gás existente no cilindro. Ele é conectado à chave comutadora onde indica a quantidade de gás existente no cilindro.

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8- Motor de passo
Tem a função de tornar a mistura ar/combustível mais rica ou mais pobre, a partir de um sinal recebido da central eletrônica ou de melhorar o desempenho do motor e reduzir
o consumo excessivo e a poluição ambiental.

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9- sonda lambda
A sonda lambda, sensor de oxigénio, sensor de O2, por vezes também chamado sensor EGO (do inglês exhaust gas oxygen), é um dispositivo que envia um sinal eléctrico à injecção electrónica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos gases de escape, possibilitando o controlo da quantidade de combustível a enviar para o motor.

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10- Misturador
É uma peça importantíssima, cuja função é dosar a mistura (gás+ar) para um perfeito funcionamento do motor.

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11- Variador de Avanço
Tem a função de assegurar o melhor desempenho do motor, quando utilizando Gás Natural Veicular, evitando contra-explosão e danos nos coletores de ar e nos filtros, mediante a correção do ponto de ignição. É uma peça fundamental para diminuir o consumo do GNV, a poluição ambiental e a perda de potência.

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12- Gerenciador Eletrônico
Correção automática da relação ar/combustível do motor, controlando os atuadores e sensores, enriquecendo ou empobrecendo a mistura, equipamento obrigatório para veículos acima de 1997.

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Última edição por daniel.meza em Qui Set 13, 2012 4:29 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Entenda como funciona)
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